domingo, 24 de junho de 2012

Café com leite... de coco

Há quase um ano eu mudei radicalmente meus hábitos alimentares. Cortei de vez a carne do cardápio. Sério. Motivado por princípios ideológicos e biológicos não como mais nenhuma carne, nem vermelha nem branca. Não me tornei vegan, virei vegetariano. Pra quem não sabe a diferença: uma pessoa vegan (ou vegano) não consome nada de origem animal, nada mesmo, não só na questão alimentícia mas até no vestuário. Não usa roupas de couro, não usa cosméticos testados em animais, não come leite e derivados, etc. O vegetariano pode consumir leite e derivados, mel, ovo. No meu caso, fiquei com a segunda opção.

Mas a mudança de hábito começou bem antes de eu cortar as carnes, pelo menos uns seis meses antes. Desenvolvi uma intolerância a lactose. É, eu sei, é triste. Imagine não poder comer queijos, leite condensado, creme de leite... doce de leite!! Mas por questão de força maior foi preciso abandonar essas coisas tão boas. Junto com essa intolerância veio uma leve gastrite (muito mais nervosa que alimentícia). Ou seja, havia chegado a hora de rever tudo o que eu estava comendo. Não, nunca fui de comer muita besteira, mas eu tenho um problema de compulsão, quando eu gosto de algo só consigo parar de comer quando acaba. Se abrisse um barra de chocolate, só me dava satisfeito quando acabava. Caixa de Bis era devorada de uma vez só.

Um dos prazeres da minha vida era tomar café com leite de manhã. Sério, era o desjejum mais especial de todos, eu acordava já pensando nisso. Aquela xícara de café com leite quentinha e um pão com manteiga derretida. Simples e delicioso. Mas tive que abandonar esse prazer. Por um lado a intolerância a lactose não deixava tomar o leite, e do outro a gastrite impedia de tomar só o café (na verdade não gosto só do café, o que eu gosto mesmo é da combinação do café com leite). A gastrite foi relativamente fácil de resolver, fui ao médico e consegui controlar, já a intolerância à lactose, essa não tem jeito, terei que conviver para sempre com ela. Aos pouco fui me acostumando com a nova rotina matutina, nada de café com leite, no lugar, um suco natural. Me adaptei, não foi fácil no início, mas consegui. Hoje acordo pensando no suco de acerola diário.

Depois que entrei de vez no mundo vegetariano foi ainda mais fácil me adaptar ao mundo sem leite, mas lá no fundo, bem guardado morava uma inveja de quem podia tomar uma bela xícara de café com leite. Hoje eu matei essa vontade. Depois de um ano e meio sem tomar café com leite eu finalmente consegui. Mas calma, não tentei um suicídio lácteo não. Experimentei um delicioso café com leite de coco!

É, pode parecer estranho, mas não é. Há dias vinha pesquisando sobre o consumo desse leite vegetal no dia a dia. Até então só havia experimentado leite de coco em receitas mais elaboradas como moquecas, vatapá, bobó de camarão, cuscuz, etc. Mas nunca tinha pensado em consumi-lo dessa maneira. Não sou fã de leite de soja, já tomei muito, bem antes de ser vegetariano, mas hoje em dia não tolero. Mas o leite de coco foi uma descoberta fantástica, pelo menos na combinação com o café. A receita é há bastante conhecida, a bebida é chamada de Café Havaiano.

No mercado nacional só existe o leite de coco culinário, muito concentrado, não há uma opção para consumo direto, como o leite de soja. Por isso se você for utiliza-lo dessa maneira recomenda-se diluir o leite de coco em água ou no leite de vaca (pra quem pode). Usei a proporção de uma para duas, ou seja, uma porção de leite de coco diluida em duas de água (ou leite). Pronto, esquentei e usei como leite normal, joguei o café dentro e adocei. Uma delícia, o sabor do coco é percebido, mas ele só agrega ao sabor do café. Gostei muito. Recomendo.


em alguns países já há opções de consumo direto.

no Brasil só os culinários.



Receita café havaiano (minha adaptação)

Ingredientes:
- 1/2 xícara de leite de coco
- 1 xícara de água
- 1 colher de café solúvel extra forte
açúcar

Preparo
Misture o leite de coco e a água e leve o fogo ou ao microondas. Depois de quente misture o café e o açúcar e misture. Bom apetite.


* E o mais maluco de tudo foi a "liga" que o café me deu. Mais de um ano sem tomar café, o efeito da cafeína foi fulminate, sério. Fiquei elétrico, eufórico. Não tava entendendo muito no início, até que lembrei do café da manhã.

27 comentários:

Anônimo disse...

Adorei esse comentário. Estou me tornando vegan e o que mais me incomoda por incrível que pareça é a falta de´leite com café de manhã. Vou experimentar isso com certeza. obrigada

ana disse...

Experimentei, mas achei muito gorduroso... fico me sentindo mal depois. Diluí em água mesmo, depois tentei diluir com leite sem lactose. O sabor deste ficou muito bom, mas o mal estar permaneceu.

Prriiii disse...

Olá cai aqui no sei blog pq estava pesquisando sobre colocar leite de coco no café!
Alias to pensando em colocar no vaporizador da cafeteira igual eu faço com outros leites!
Se quiser dar uma olhada no meu blog aqui está as dicas de quais leites deu certo! http://semacarne.blogspot.com.br/2013/11/leites-vegetais-vaporizados-em-cafateira.html

Anônimo disse...

Já tentou fazer o leite de coco caseiro? Fica delicioso e não precisa diluir. Sem contar que é muito mais barato, um coco rende em média 750 ml de leite, fora que com o bagaço você pode fazer a farinha. Pense nisso! ;)

Carol Malaguth disse...

Oi Robson,
Me identifiquei demais com sua história. Eu sofro da mesma compulsão, apesar de também não ser de comer besteira. Mas assim como vc, quando eu gosto de alguma coisa, como até minha barriga ficar estufadinha!
E eu acordo pensando no café com leite e pão, no meu caso é pão integral, que eu amo, e requeijão cremoso. Nunca tinha visto ninguém contar a mesma história que eu. hehehe
Ah! Tb sou vegetariana, há 9 anos.
Sou alérgica e vários médicos já me falaram para eu tentar tirar o leite da minha deita, afim de diminuir minhas crises de alergia. Hoje eu experimentei o tal café com leite de coco, dessa forma diluída, como vc indicou. Estou apaixonada. É uma delícia! Vou aderir.
Agora só falta eu achar algo que substitua o queijo, uma das minhas paixões compulsivas. Pq o tofu eu simplesmente detesto.
Quero ver se minhas alergias vão diminir sem o leite. O próximo passo será ficar 1 mês sem glúten para ver como meu organismo reage. Esse aí tb é difícil ficar sem, viu? Mas vamos tentar
Se você tiver achado algum substituto (comível) para o queijo, coloque aqui para gente.
Abraços

Unknown disse...

Recomecei hoje a dieta da proteína e o meu maior drama era não poder tomar café com leite, que amo...tinha leite de côco em casa e pensei...porque não? Ficou uma delícia e aí, pesquisando no Google, descubro que isso não é novidade...rs...estou feliz, agora a dieta vai...hahaha.

Beatlefull disse...

Que delícia! Tenho uma história muito parecida com a tua, de vegetarianismo, gastrite etc. Tenho rinite alérgica e o leite me faz tão mal. Experimente o café com leite de soja e não gostei nem um pouco. Então tive a mesma ideia que tu, após ler sobre o leite de coco e vim parar aqui!
Muito obrigada pela receita!

Beijos,

Renata.

Daniel Fernandes disse...

Parabéns pelo texto: muito bem escrito e agradável de ler. Cheguei no seu post digitando no Google "café com leite de coco", pois queria saber se fui o único esquisito a fazer isso e, para a minha surpresa, tem até nome e se chama "Café Havaiano". XD O leite de coco fiz em casa: compre 1 coco seco, quebre-o com um martelo, beba a água, abra-o e pique a carne do coco. No liquidificador junte 1 copo de coco picado para 5 copos d'água - de preferência - mineral. Bata (não utilize o filtro do liquidificador, pois o coco é duro e vai causar um acidente). Depois que bater bem, filtre num pano fino (eu filtrei com peneira, mas passa um poco do coco picado que se deposita no fundo da garrafa quando parada na geladeira. Isso não me incomoda, pois é bem imperceptível. Apenas sacuda a garrafa antes de beber/utilizar).
Parabéns mais uma vez!

Anônimo disse...

Excelente texto! Achei esse post, pois estou maluca tentando encontrar o leite de coco pronto para consumo que eu tomava na Inglaterra, mas no Brasil não tem. Que dureza! O jeito é diluir o leite de coco concentrado mesmo.

Katia Mazzei disse...

Olá pessoal, adoro café com leite de coco, mas esses dias testei uma coisa diferente para aguentar uma sensação térmica de 5°C, no lugar do leite de coco, dilui bem, uma colher de sopa de pasta de amendoim natural sem açúcar com um pouco de água, depois acrescentei o café passado na hora bem quente, uma pitada de canela e uma pitada de gengibre, adocei com stevia! Ficou ótimo e aguentei o frio numa boa. A pasta de amendoim natural é uma gordura do bem, o que tornou esse café da manhã super energético e sem um pingo de fome até a hora do almoço. Abraços. Kátia

francisco disse...

kkkkkkkkk pesssoal!!!!!!! sesacional.... a minha historia é a mesma de vcs. sou fanático por um café com leite de manha, pois não tomo café puro, a tempo estou tentando tirar o leite de vaca da minha alimentação devido a lactose e tambem a outros males que fazem pra saude. daqui a pouquinho vou la pra cozinha fazer um leitinho de coco com café, se for aprovado voltarei a comentar com vcs,... até....

francisco disse...

oi pessoal a minha historia é a mesma de vcs. achei um tremendo barato.. vou la pra minha cozinha fazer um leitinho de coco com cafe vou ver se aprova mesmo. se for aprovado voltarei a comentar com voceis. abraços.

Unknown disse...

Eh maravilhoso. Decidi tirar o leite de vaca da alimentação por opção mesmo devido às questões filosóficas e percebi que melhorei muito das dores de cabeça e estômago. Mas estava triste por causa do leite com café, o leite de coco me salvou.

Unknown disse...

Faço isso a mais ou menos 6 meses e a mudança no organismo foi incrível.
O leite de vaca de causava dilatação na barriga e muitos gases... Fora a exaqueca!
Eu diluo o leite concentrado, quando encontro o coco natural prefiro bater e fazer o preparo, mas infelizmente, acho absurdo mas não encontramos fácil aqui no Brasil.

Unknown disse...

Muito legal, café me dá isso tbem, não fico sem. Vou testar o leite de côco, pq não quero mais tomar o de soja. Obrigada pelas dicas.

Morgana Milioli disse...

vou tentar, preciso café com leite..kkk Meu bolso que já tá vazio por causa das receitinhas veganas, vai esvaziar mais se eu gostar do leite de coco no café, não é barato!

Unknown disse...

Eu amo o leite de coco e eu faço em casa..o sabor é infinitamente melhor do que esses comprados no mercado. Vale a pena!! =)

Ronald Lemes - Programador disse...

Vamos experimentar

Lidiana Santos disse...

adorei o leite de coco caseiro

Anônimo disse...

Não sou vegetariana nem nada, mas estou pensando em aderir tb. Vou testar. :)

Unknown disse...

Olá, boa noite. O leite de coco caseiro também pode ser esquentado da mesma forma que o leite comum?

Unknown disse...

Olá, boa noite. O leite de coco caseiro também pode ser esquentado da mesma forma que o leite comum?

Robson Macedo - Publicitário & Designer disse...

Oi Drika. Sim, o leite de coco pode ser esquentado normalmente. Na verdade ele precisa ser esquentado mais que o leite normal. Se tu deixa o leite em repouso, ele decanta a parte líquida, fica separado a parte "sólida" da "líquida", por isso precisa esquentar.

Unknown disse...

Sim! Mas não deixe ferver!

Nay Travassos disse...

Quanto mais amarelo e seco o queijo menos lactose ele tem! Talvez não seja 100% sem lactose, mas chega bem perto. Abraço!

Anônimo disse...

Olá cai de paraquedas no seu blog, procurando "leite de coco combina com café "? rsrsrs e ai apareceu você , contando essa historia super legal. Eu tenho gastritis nervosa ha muitos anos. Mas desde que vim morar no Brasil ( sou Uruguaia ) não consigo deixar de tomar café. Sou vegetariana ha mais de 13 anos, deixei de comer carnes porque não suporto a idêia de animais sofrerem com o abate, e sei que isso ococorre todos os dias, en quanto alguem está comprando um pedaço de carne no supermercado , estão sendo torturados e mortos milhões de animais no mundo todo. Então a minha decisão foi por um ideal, gostaria que não exista mais abates no mundo, e que outras especies possam viver livremente, o direito a vida e para todos, não somente para "humanos". Bom , voltando ao café, ontem achei no super um leite de coco pronto para beber, chaama-se "Obrigado" a marca desse leite, nunca tinha visto comprei para experimentar, mas como estava acostumada a tomar o café com leite sem lactose, ficar sem os dois, me deixa em crise de ansiedade rsrsrsr Bom, vou experimentar hoje com esse leite novo. E voltarei para contar !Abraços!

Unknown disse...

Eu faço com coco verde mesmo é mais barato e muito mais saudavel, saboroso e refrescante do que qualquer produto industrializado. Vou dizer como faço: escolho um bom coco verde no mercado um que tenha bastante agua e bastante carne pago 2,00 tiro a água e abro ele com uma faca grande, raspo a carne e bato com a água do coco ele vira um leite cremoso e delicioso, dependendo do coco da até mais de 500 ml de leite. Ai faz o seu café e misture o leite o quanto desejar. O resultado será surpreendente, depois disso vai ter nojo de café com leite de vaca.