quarta-feira, 13 de maio de 2009

Não tô escondido, não!

Navegando por blogs esses dias achei em vários lugares posts muito parecidos. Todos falando sobre logos com mensagens escondidas, olha aqui, aqui e aqui alguns exemplos. Só que, analisando bem os logos, a gente vê que de escondido não há nada, tudo está bastante destacado. Então, como eu posso concordar que há coisas escondidas nesses logos? O que esses logos trazem na verdade é competência e estudo.

No livro “Design para quem não é designer”, Robin Williams aponta alguns princípios do design: proximidade, alinhamento, repetição, contraste. Cada um deles, quando usados corretamente, auxilia o designer a alcançar um grande efeito. No caso dos logos “com coisas escondidas” o que realmente existe é o uso muito bem feito do contraste. No livro, Williams fala do contraste como forma de criar uma página, mas os designers dos logos conseguiram usar o mesmo princípio em seus trabalhos.

Segundo a autora, “o contraste é uma das maneiras mais eficazes de acrescentar algum atrativo visual a uma página (algo que realmente faça que o leitor queira olhar pra ela), criando uma hierarquia organizacional entre diferentes elementos. A regra importante que deve ser lembrada é a de que para o contraste ser realmente eficaz, ele deve ser forte. Não seja tímido”. O contraste no caso dos logos é de cores, o jogo de positivo e negativo, no qual a ausência de cores é que o que dá forma, realmente, à mensagem principal do logo. Por isso mesmo não podemos dizer que essas mensagens estão escondidas. Na verdade, elas estão em destaque, porque, depois que vemos, não conseguimos mais parar de olhar.



2 comentários:

Raquel disse...

mmmmmmm
só não achei o tip do fedex!
haushuahsuhuasa
amazon é o sorriso, bigten é o 11, piano forest são as arvorezinhas formando o teclado, mas e o fedex? O.o' Não vi nada
hehehe

Robson Macedo - Publicitário & Designer disse...

Raquel, o do fedex é o mais simples, talvez por isso seja o mais difícil de perceber rsrsrs a área vazada entre "E" e o "x" formam uma seta. Ela é tão bem feita que é difícil de perceber mesmo.